Fidcargo - Seguro de transporte internacional

Vale a pena contratar um seguro internacional de cargas pela internet?

8785445626_587fdac14d_b.jpg

A contratação de um seguro evoluiu muito nos últimos anos. Se há pouco tempo era preciso ter a figura do corretor para fechar o negócio, entender a cobertura, os valores, entre outros, agora tudo isso pode ser feito com maior facilidade via internet para embarques únicos. Contudo, é normal que as empresas ainda tenham certa resistência, especialmente quando se trata de um seguro internacional.

Isto tem explicação histórica. Até muito pouco tempo apenas as grandes empresas conseguiam fazer boas negociações, que viabilizassem o seguro internacional de suas cargas devido aos altos valores.

Seguro online, um novo panorama no mercado

Se considerarmos que o ápice da contratação de seguros internacionais de cargas foi no início de 1990, quando o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) reconheceu a Apólice Consolidada de Seguros (várias pequenas e médias empresas e transportadoras se unem numa mesma e gigante apólice), o surgimento das ofertas online, além de facilitarem o processo, diminuíram os custos, podendo ser vistas como um novo e animador panorama no mercado de seguros.

Nesta tendência, cresce a cada dia o número de seguradoras que trabalham com multicanais. Além de lojas físicas e corretores, que vão até os potenciais clientes de porta em porta, elas agora têm lojas virtuais por onde é possível fazer cotações, avaliar os diferenciais e até fechar o contrato em poucos cliques.

Nós sabemos, contratar um seguro internacional de cargas requer cuidados extras, pois se está lidando com legislações de outros países, muitas vezes com transporte multimodal (mescla de duas ou mais modalidades, como aéreo e ferroviário, aquaviário e rodoviário). No entanto, com algum conhecimento e confiando na seguradora, sim, é possível fazer a contratação online. A pergunta é: vale a pena contratar um seguro internacional de cargas online? É o que buscaremos responder a seguir. Acompanhe!

4 fatores que devem ser observados antes de contratar um seguro internacional de cargas pela internet

Veja alguns cuidados que você deve tomar antes de fechar um contrato de seguro internacional de cargas via web:

Leia também  Veja a diferença entre as modalidades de seguro "porto-a-porto" e "porta-a-porta"

1 – Conheça a seguradora

É imprescindível conhecer a empresa que está oferecendo o seguro. Você deve verificar o tempo em que ela trabalha com este tipo de seguro, a confiança que a marca inspira (a reputação da empresa), além de conversar com outros empresários que já utilizaram os serviços.

2 – Fique atento às informações

Uma boa loja virtual de seguros é aquela que não deixa duplas interpretações. O conteúdo é rico em detalhes para que o contratante saiba exatamente o serviço ofertado. Anote todas as suas dúvidas para esclarecê-las antes de finalizar a compra.

3 – Compare as coberturas

O interessante de utilizar uma loja online de seguros é poder usar o navegador web para fazer comparações entre as seguradoras. Escolha três ou quatro empresas de sua confiança e acesse suas lojas online. Anote os detalhes e diferenciais de cada uma. Procure ir além dos preços, pois o barato pode sair caro. Mesmo com um valor mais baixo, algumas corretoras cobram uma série de tarifas para outros serviços e não oferecem o que chamamos de gerenciamento de risco – uma vantagem que auxilia o cliente no momento em que o sinistro é acionado.

4 – Fique atento à segurança da informação

E-commerces, em geral, devem oferecer total segurança aos seus clientes. Antes de inserir informações e fazer transações de cartão de crédito, por exemplo, verifique se a loja virtual oferece mecanismos de proteção dos dados.

Quais os benefícios de contratar um seguro internacional de cargas via internet

Entre os benefícios de adquirir o seguro via internet, destacamos:

Poupar tempo

Como todo o processo é feito de forma automatizada e sem a necessidade de receber um corretor, ou de ir até a seguradora, é muito mais rápido contratar via internet.

Economizar

No formato tradicional de venda de seguros, a seguradora tem despesas com pessoal de atendimento, comissão de corretores etc. Já via loja virtual, estes custos desaparecem, o que acaba se refletindo nos preços do seguro.

Leia também  Conheça mais sobre o princípio da boa-fé

Rapidez nos trâmites

Para contratar um seguro na internet, basta preencher o formulário com as informações requeridas e comparar os serviços que se encaixam melhor às necessidades da sua empresa. No modo tradicional, este processo é feito de forma manual ou enviando cópias de documento via fax ou e-mail.

Você já fez contratação de seguro internacional de cargas via internet? Como foi sua experiência? Tem dúvidas sobre isso? Deixe um comentário que prontamente o atenderemos!

Saiba mais com a Fidcargo
Recebe em seu e-mail nossas atualizações.
Enviaremos conteúdo relacionado ao Seguro Internacional de Cargas. Respeitamos sua privacidade.

O que acha?

Comentários

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Categorias