Fidcargo - Seguro de transporte internacional

Qual é o perfil do profissional que garante uma logística segura e eficiente?

Fotolia_47723934_M.jpg

Nos últimos dez anos a logística evoluiu a uma velocidade gigantesca no mundo inteiro, exigindo dos profissionais da área uma visão integrada de todos os processos envolvidos no transporte internacional de cargas e uma postura colaborativa junto aos seus clientes internos e externos e fornecedores. Com a competitividade cada vez maior, a logística deixou de ser um processo simplesmente operacional e passou a ser um fator crítico de sucesso para todas as empresas, independentemente de seu porte. Quanto ao perfil do responsável por este setor, ele é bastante preparado e capacitado, ocupa cargos de média e alta gerência e é bem remunerado, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Logística (ABRALOG).

Ao mesmo tempo, esse profissional reconhece a importância da capacitação, investe continuamente nesse aspecto e tem interesse em ampliar seus conhecimentos. Isso comprova o elevado grau de importância que a logística tem nos negócios, sendo um item importante de competitividade. E com relação às suas habilidades, o mesmo passou a ser precavido, em resposta aos inúmeros acidentes envolvendo navios cargueiros. Esse profissional sente-se desprotegido ao não contratar o seguro de carga internacional, e dessa forma, controla os riscos durante toda a jornada de entrega da mercadoria.

Confira a seguir as principais características do perfil desse profissional:

Perfil com senso analítico e coragem para assumir riscos

Por controlar toda a jornada da carga do exportador até sua fábrica, esse profissional é bastante dinâmico, proativo e demonstra comprometimento com seus resultados. Ao contrário dos outros funcionários da empresa, geralmente envolvidos em áreas operacionais, seu desafio é assumir e controlar todos os perigos envolvidos na entrega de sua mercadoria, como sinistros e avarias. E no mercado competitivo atual, dificilmente ele tem muito tempo para refletir antes de uma tomada de decisão. Por isso, precisa pensar rápido, mas sem deixar de lado a capacidade analítica de avaliar os riscos de cada processo, uma vez que suas escolhas impactam diretamente na produção e na rentabilidade do negócio.

Leia também  4 tipos de mercadorias com maior índice de sinistros em importações

Perfil com visão de processos e preocupação com a mercadoria

As pequenas empresas, visando reduzir custos e otimizar processos com menos pessoal, geralmente contam com um quadro de funcionários reduzido. Por essa razão, esse profissional tem uma visão integrada dos processos da organização e mantém uma atitude colaborativa. E embora seja de pequeno porte, ele age com a maturidade de uma grande companhia. Além de todas as qualidades técnicas e interpessoais, o responsável precisa agregar responsabilidades, conservar a coragem de assumir riscos, desenvolver uma postura relacionada à liderança e, principalmente, mostrar sua preocupação com a mercadoria, pois existem muitas expectativas depositadas em sua atuação.

Perfil cauteloso, que sente-se protegido com o seguro de cargas internacional

O profissional, neste cenário, além de ter que apresentar sua compreensão global e sistêmica dos processos empregados pela organização, precisa ficar atento à atenuação das falhas e sentir-se protegido e despreocupado com relação a sua carga. Mas para isso, ele deve contar com o seguro internacional, que garante a entrega da mercadoria até o porto ou empresa e, caso haja algum acidente, assegura o ressarcimento pelos possíveis danos ou perdas. Caso contrário, ele fica bastante inseguro e vulnerável a possíveis sinistros e avarias, já que terá de responder por uma parcela de contribuição e assumir todo o custo envolvido nesse processo.Além disso, ele não terá recursos financeiros ou tempo suficientes para uma nova importação, resultando em um prejuízo enorme para a pequena empresa.

Você é o responsável por controlar os riscos logísticos na sua empresa? Já contratou o seguro de cargas internacional? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

Saiba mais com a Fidcargo
Recebe em seu e-mail nossas atualizações.
Enviaremos conteúdo relacionado ao Seguro Internacional de Cargas. Respeitamos sua privacidade.

O que acha?

Comentários

Facebook

Categorias