Fidcargo - Seguro de transporte internacional

O que está por trás de um seguro “muito” barato? Por que existem tantas diferenças nas cotações?

iStock_000035665230_small.jpg

Os seguros de transporte são ferramentas extremamente importantes para a proteção da carga e prevenção contra avarias. Contudo, antes de sair contratando qualquer seguradora, você precisa tomar cuidado com as propostas econômicas imperdíveis e avaliar os tipos de cobertura, exclusões e limitações do seguro oferecido por um determinado preço.

Isso porque, quando o prêmio do seguro é muito inferior ao do praticado no mercado, ele pode colocar o importador ou exportador numa situação de risco, além de deixar um componente desleal no mercado, prejudicando as empresas que obedecem as regras de solvência e reserva de capital.

E a cada dia que passa, as taxas praticadas pelas seguradoras ficam menos competitivas. Mas, mesmo estando num mesmo patamar de lucratividade, como algumas companhias de seguro chegam a valores tão baixos? Descubra isso a seguir.

Por que existem tantas diferenças nas cotações de seguro?

Saiba por que o barato pode sair caro.

Ainda que sejam tentadoras as propostas de seguro com um valor muito mais baixo, em longo prazo estas podem sair caro, principalmente no momento em que importador ou exportador mais precisar. Isso acontece pelo fato do segurado desconhecer o seguro que está contratando, não se atentando a fatores como cobertura, franquias e exclusões de riscos.

Mas, cá entre nós, quem de fato lê uma apólice de seguros ou, ao menos, compara as coberturas, as limitações e exclusões de riscos ofertadas pelas seguradoras ou corretoras?

É muito importante que você leia atentamente as cláusulas do contrato e compare os preços e benefícios, o que lhe ajudará a evitar surpresas desagradáveis no futuro. Nunca deixe de confirmar com a empresa que vocês estão falando a mesma ‘língua’, e lembre-se de não se contentar com uma promessa verbal e de se certificar que tudo está no papel.

Entenda mais sobre o verdadeiro custo benefício

Ao contratar um seguro, você transfere o risco financeiro que iria ter para a companhia de seguros. Esta, em troca do recebimento do pagamento do seu prêmio, se dispõe a correr este risco. Diante disso, não é difícil compreender que, quanto maior for o número de riscos cobertos, maior será o custo da sua apólice.

Leia também  Os riscos da não contratação de um seguro

Preocupada em reduzir o custo da apólice e torná-la mais atrativa para o importador ou exportador, a companhia opta por excluir ou omitir os riscos mais comuns. Mas, essa economia que você faz com a fatura cobrada não compensa os gastos que terá que arcar caso venha a precisar da cobertura em questão.

Compare as cotações

Antes de contratar um seguro, não deixe de analisar a cotação de pelo menos três seguradoras ou corretoras, pois as diferenças de preços podem ser bastante significativas. Faça também uma consulta rápida na internet para descobrir informações sobre a credibilidade da companhia, a prontidão no atendimento e sua relação com importadores e exportadores.

Aquelas que oferecem seguros mais baratos são consideradas, pelos especialistas, ‘camelôs’ do segmento. Isso porque, além de não oferecer serviços adequados, acabam afetando o mercado em que atuam, pois representam uma concorrência desleal. Por lidarem com preços baixos, não atendem as normas que garantem as provisões técnicas e omitem os riscos de cobertura na emissão da proposta, pondo em risco a carga do segurado.

Serviços adicionais

Como a concorrência entre as empresas é bastante acirrada, algumas oferecem serviços extras, que servem para a conveniência do segurado em caso de imprevistos e que podem afetar diretamente o valor do seguro. Se você optar por contratá-los, fique atento as limitações para cada tipo de serviço e avalie se eles atendem às suas necessidades, bem como o valor das taxas administrativas e remunerações por acompanhamento da apólice e eventuais sinistros.

Entendeu o que há por trás de um seguro mais barato? É importante que você siga as nossas dicas e tome bastante cuidado antes de contratar uma apólice para a sua carga. Se tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários!

Saiba mais com a Fidcargo
Recebe em seu e-mail nossas atualizações.
Enviaremos conteúdo relacionado ao Seguro Internacional de Cargas. Respeitamos sua privacidade.

O que acha?

Comentários

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Categorias