Fidcargo - Seguro de transporte internacional

Cobertura adicional – conheça as mais comuns para o seguro de cargas

Seguro-Adicional-de-Transporte-01_zps86ulf38q.jpg

Quem atua com importações e/ou exportações conhece os riscos existentes nesta modalidade de transportes, que vão deste extravios de cargas até apreensões de materiais em alfândegas. Com isso, surge a necessidade de contratar seguros no transporte para se evitar perdas financeiras e materiais.

De qualquer modo, antes de contratar o seguro para seu transporte, é preciso avaliar a cobertura perante às possíveis ocorrências de sinistro. E havendo espaços para riscos, recomenda-se a contratação adicional de seguros.

Em outras palavras, é possível destacar que a cobertura básica de um seguro pode não ser suficiente para cobrir todos os riscos existentes e neste caso, recomenda-se contratar modalidades adicionais. Mas quais as coberturas adicionais existentes? Acompanhe a seguir:

Cobertura adicional de lucros esperados

A cobertura adicional para lucros esperados tem como objetivo indenizar o segurado não só pelo seu investimento, mas também pelo lucro que era esperado na negociação de uma mercadoria que sofreu sinistro.

Com isso, o empresário que optar pela contratação desta cobertura adicional de seguros, deve declarar o valor de investimento e o valor de seu lucro com a negociação da mercadoria. Nesta modalidade de seguro, é importante ressaltar que só existe cobertura para mercadorias destinadas à revenda e neste caso, não há cobertura para matéria-prima ou um ativo imobilizado, como por exemplo, uma máquina para aumento de produção e lucro da empresa.

Cobertura para adicional de impostos

A cobertura adicional de impostos tem o objetivo de garantir ao segurado o reembolso dos impostos em casos de ocorrência de danos materiais em sua carga, quando houver indenização do sinistro ocorrido.

Desta forma, além de ser indenizado pelos danos materiais, o segurado ainda recebe pelo valor dos impostos incidentes.

Cobertura adicional de carga e descarga

Ao contratar esta cobertura adicional, o segurado poderá ser indenizado em casos de prejuízos decorrentes em operações de carga e descarga.Este tipo de cobertura pode ser adquirida por diversos fatores, sendo os mais comuns: riscos de quebras de mercadorias, riscos na manipulação da carga pelo tamanho ou até mesmo um risco no local onde será efetuada a descarga da mercadoria (região de risco).

Leia também  O custo do seguro internacional de carga é pequeno perto do risco de perder a carga. Saiba o porquê!

Cobertura adicional para produtos especiais

Esta cobertura adicional é indicada para casos em que o segurado precisa realizar o transporte de cargas especiais como por exemplo, animais vivos, produtos congelados, alimentos perecíveis, entre outros. Deste modo, além dos cuidados especiais para o transporte destas cargas, recomenda-se a contratação de serviços adicionais que cubra riscos como morte de animais, descongelamento de produtos, vencimento de alimentos devido a atrasos no transporte, entre outros.

Cobertura adicional para riscos de greve

Esta situação é um pesadelo recorrente aos importadores e exportadores brasileiros. Paralisações de fiscais de órgãos anuentes e agentes da Receita Federal acontecem mais de uma vez a cada ano, trazendo altos custos totais para os processos, especialmente, de importação.

A Cobertura para Riscos de Greve traz um pouco de confusão. Custos relacionados às despesas aduaneiras decorrentes de tais paralisações, como armazenagem, demurrage/sobreestadia, ou outras devido a atrasos em liberações não são indenizáveis.

O que são indenizáveis são danos ocasionadas pela ocasião das manifestações às cargas. Por exemplo, em um tumulto ou até algum tipo de material (paus, pedras, ou bombas) atingindo sua carga, causando algum dano físico.

Cobertura adicional para riscos de guerra

Ao contrário das greves, as guerras são riscos quase improváveis, porém não impossíveis, principalmente quando se atua com o mercado exterior. Deste forma, este tipo de cobertura adicional assegura a indenização ao segurado em casos de atrasos, extravios e roubos ocasionados por guerras.

Cobertura adicional para despesas

A cobertura adicional para despesas tem a finalidade de indenizar o segurado por todas as despesas diretas e exclusivamente vinculadas às operações de transporte, como o despacho, desembaraço e translado da carga segurada, em casos de danos cobertos pelo seguro básico ou demais seguros adicionais.Com isso, ao optar por esta cobertura adicional, o segurado será indenizado também pelos gastos adicionais que teve durante todo o processo de transporte de suas cargas.

Leia também  Webinar Fidcargo Gratuito - Parte 02/02 - Questões essenciais do seguro de transporte internacional de cargas.

De acordo com as informações aqui citadas, foi possível conhecer algumas das principais coberturas adicionais de seguro de cargas. Sendo assim, é preciso avaliar que somente o seguro básico, muitas vezes, pode ser incapaz de cobrir todas as necessidades do segurado. Desta forma, cabe aos empresários avaliarem os riscos dentro de seus segmentos e do mercado de importação e exportação para se adequarem com a contratação de coberturas adicionais, conforme suas necessidades.

E você, costuma contratar cobertura adicional para suas cargas? Compartilhe conosco!

Saiba mais com a Fidcargo
Recebe em seu e-mail nossas atualizações.
Enviaremos conteúdo relacionado ao Seguro Internacional de Cargas. Respeitamos sua privacidade.

O que acha?

Comentários

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Categorias